Historia
2. HISTORICO
O Exame Nacional de Avaliação do Estudante mais conhecido como ENADE, foi criado em 2004, substituindo o então Exame Nacional de Cursos, o antigo Provão (ENC – PROVÃO), que tinha como intuito avaliar os cursos de graduação superior no Brasil.
Aplicado em oito edições entre os anos de 1996 e 2003, o provão teve como objetivo principal avaliar a qualidade do ensino nas Instituições Superiores que através do resultado obtido pelos seus alunos exigia das que tiveram um desempenho pior,melhoras na sua qualificação, que incluía a contratação de professores qualificados como mestres e doutores, entre outros, com isso possibilitaria aos alunos um desempenho e uma formação de excelência. Sendo que as Instituições que continuassem com o desempenho considerado péssimo, ou seja, fossem reincidentes, correriam o risco de fechar.
No Entanto em 2004, durante o governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi criado pela Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004 o SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, com a idéia de um novo modelo de avaliação que consistiria em avaliar três componentes considerados principais que são: avaliação das Instituições, avaliação dos cursos e o desempenho dos estudantes. Então desse novo modelo que surgiu o ENADE que nada é diferente do PROVÃO.
3. CONCEITO
O ENADE – é um tipo de avaliação obrigatória aplicada anualmente para os estudantes dos cursos de graduação. Além de avaliar as habilidades, competências e o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos do curso ao qual estiverem cursando, o ENADE também avalia os cursos e instituições para compor indicadores e resultados que mostrem a qualidade dos cursos e da educação superior em nosso país, não sendo divulgado o desempenho individual de cada estudante, pois o objetivo do exame é avaliar a curso como um todo
A aplicação desta avaliação é de total responsabilidade do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas