trabalho
“Como estrelas na terra: toda criança é especial” nos permite observar , no trabalho do professor de artes, a importância do brincar para a aprendizagem e, em especial, a preocupação com o aluno Ishan, produzido e dirigido por Aamir Khan, traz como tema o transtorno de aprendizagem, em especial, a dislexia.
O processo ensino-aprendizagem é o recurso fundamental do professor: sua compreensão, e o papel da afetividade nesse processo, é um elemento importante para aumentar a sua eficácia, bem como para a elaboração de processos que iram ajudar na educação de um aluno com dislexia, como foi o caso do professor do filme.
O papel do professor em tratar não somente do sistema básico de ensino, mais tratar de cada aluno como único, entendendo suas necessidades, individualidade, subjetividade é fundamental para o desenvolver do processo de aprendizagem. É este processo que fara do meio onde o aluno aprende em um meio individual, um processo único e especial para seu desenvolvimento.
O meio é um complemento indispensável ao ser vivo. Ele deverá corresponder a suas necessidades e as suas aptidões sensório-motoras e, depois, psicomotoras... Não é menos verdadeiro que a sociedade coloca o homem em presença de novos meios, novas necessidades e novos recursos que aumentam possibilidades de evolução e diferenciação individual. A constituição biológica da criança, ao nascer, não será a única lei de seu destino posterior. Seus efeitos podem ser amplamente transformados pelas circunstâncias de sua existência, da qual não se exclui sua possibilidade de escolha pessoal... Os meios em que vive a criança e aqueles com que ela sonha constituem a "forma" que amolda sua pessoa. Não se trata de uma marca aceita passivamente. (Wallon, 1975, pp. 164, 165, 167)
Dislexia é definida como uma desordem da leitura e escrita que acomete crianças com inteligência dentro dos padrões de