trabalho
Química
Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Química, ministrada pela professora Emiliana.
Mogi das Cruzes
2014
CONDUTIVIDADE ELÉTRICA DAS SOLUÇÕES
Algumas substâncias quando em meio aquoso ou não são capazes de conduzir eletricidade. Isso se deve ao tipo de ligação que cada uma faz. Algumas são necessárias estar em solução aquosa ou liquefeitas para conduzir eletricidade, essas substâncias são chamadas de eletrólitos e ocorre uma migração de cátions e íons na solução dos eletrólitos. Como exemplos podem ver o cloreto de sódioe o iodeto de potássio.
Para classificarmos o grau de condutibilidade elétrica de um eletrólito devemos levar em consideração a concentração, o grau de ionização, a natureza do solvente. Dessa forma podemos dividir em solução eletrolíticas e não eletrolítica, segundo sua capacidade de conduzir ou não eletricidade.
Substâncias moleculares não puderam conduzir eletricidade, conforme testamos com o açúcar e a naftalina, estas não foram capazes de acender a luz do circuito elétrico montado.
Outras substâncias conseguem conduzir mesmo no estado sólido que foi o caso do grafite e do cobre.
Indicadores de pH
Um indicador de pH, também chamado indicador ácido-base, é um composto químico que é adicionado em pequenas quantidades a uma solução, permitindo conhecer se a solução é ácida, básica ou neutra. Estes corantes são dotados de propriedades halo crômicas, que é a capacidade de mudar de coloração em função do pH do meio.
Os indicadores de pH, são freqüentemente ácidos ou bases fracas. Quando adicionados a uma solução, os indicadores de pH ligam-se aos íons H+ ou OH-. A ligação a estes íons provoca uma alteração da