trabalho
Professora: Dione Gumes
Nomes: Maiara Santos dos Anjos Números: 10 Vanessa Soares de Queiroz 26
Série/Turma: 3 C
ESPASMOS MUSCULARES
CÃIBRAS/CÂIMBRAS
Brasília, 28 de novembro de 2014
Índice
O que são cãibras?
A câimbra, ou cãibra, é um espasmo ou contração involuntária do músculo, normalmente muito dolorosa, que pode durar de alguns segundos até vários minutos. A câimbra pode atingir um ou mais músculos de uma vez, sendo os episódios mais comuns nos músculos da perna ou dos pés.
Quando um ou mais músculos se contraem subitamente de forma involuntária, chamamos de espasmo muscular. Se o espasmo for intenso e persistente, damos o nome de câimbra. A cãibra é, portanto, uma contração muscular súbita, não desejada, dolorosa e não reversível espontaneamente.
São extremamente comuns. Estima-se que até 95% das pessoas irá experimentar uma cãibra em algum momento da sua vida. São mais comuns em adultos do que em crianças e vão se tornando cada vez mais frequentes conforme o indivíduo envelhece.
Qualquer músculo de controle voluntário pode apresentar essas contrações.
Explicação científica
De acordo com o que se sabe hoje, a cãibra pode ocorrer devido a um desequilíbrio entre as informações que vão do sistema nervoso central, passando pelo motoneurônio até o músculo e as mensagens que vão dos receptores de movimento, tensão e comprimento dos músculos, até o sistema nervoso central.
Outra teoria é que a causa seja multifatorial: além desse desequilíbrio, alterações do equilíbrio hidroeletrolítico e até uma sobrecarga biomecânica na musculatura acometida poderiam estar relacionadas com as cãibras.
Causas
A contração muscular localizada e involuntária se manifesta geralmente na prática de uma atividade física se o desportista estiver pouco