Trabalho de Solda Mig Fundamentos e aplicações
Curso de Mecânica Industrial
Disciplina: Soldagem
PROCESSO DE SOLDAGEM TIG
Josimar Rocha Pelufe
Pelotas, 20 de novembro de 2014
Josimar Rocha Pelufe
PROCESSO DE SOLDAGEM TIG
Trabalho acadêmico apresentado no Instituto Federal Sul Rio-grandense de Educação Tecnológica de Pelotas, ao curso de Mecânica como requisito parcial da obtenção do título de Técnico Mecânica.
Orientador: Prof. Júlio César B. Ribeiro
Pelotas, 20 de novembro de 2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho descreveremos o processo de soldagem TIG, processo na qual o eletrodo e parte do cordão são protegidos através do gás de proteção que é soprado pelo bocal da tocha, dentre suas aplicações, vantagens e desvantagens, conceitos e operações entre outras.
1-DEFINIÇÃO DO PROCESSO
O processo TIG na maior parte de sua aplicação é um processo essencialmente manual de soldagem. Aplicado principalmente na soldagem de chapas finas (0,2 a 3,0 mm) de aços ao carbono, aços inoxidáveis, alumínio e suas ligas, cobre e suas ligas, titânio etc..., e onde os requisitos de propriedades mecânicas ou acabamento exigem este tipo de processo de soldagem.
O calor necessário para a realização da operação de soldagem é fornecido pelo arco elétrico que é estabelecido a partir de um eletrodo não consumível de tungstênio puro ou ligado. Para evitar a oxidação deste eletrodo por gases ativos como o CO e o oxigênio, são utilizados neste processo gases inertes puros, combinados ou não. A escolha da proteção ideal depende da espessura e tipo de metal base a ser soldado.
Durante a operação de soldagem manual, após a determinação da corrente de soldagem e vazão de gás, o soldador deve controlar a altura do arco elétrico, a velocidade de soldagem e a