trabalho
TECNOLOGIA EM FABRICAÇÃO MECÂNICA
DESENVOLVIMENTO DE TRATAMENTOS TÉRMICOS
Aços Ferramenta
PAULO CÉSAR PONTES DE OLIVEIRA
RA: 0031001413054
SOROCABA
SETEMBRO/2014
INTRODUÇÃO
Os aços ferramenta fazem parte de um grupo muito importante e utilizado na industria de fabricação de corte e conformação ou qualquer outro dispositivo capaz de dar forma a um material.
O ensaio para análise desses aços é extremamente interessante para mostrar as precipitações dos carbonetos nas diferentes matrizes, variantes de acordo com a classificação dos aços.
Assim como nos outros aços, para os classificados como Aço Ferramenta não existe um aço perfeito, portanto é necessário ter bem especificado as propriedades necessárias e as aplicações, pois ele pode ter elevada profundidade de endurecimento porem uma usinabilidade ruim, por exemplo.
AÇO FERRAMENTA
Os aços ferramenta passam por um processo muito cauteloso para sua produção. É necessário um rigoroso controle de qualidade, pode ser produzido de diferentes formas, as duas mais comuns são a fundição do lingote e a metalurgia do pó. Entretanto uma tecnologia mais recente, denominada conformação por spray (spray forming) ou Osprey , já está disponível comercialmente. O desenvolvimento dos processos de metalurgia do pó e da conformação por spray se deu na década de 70. As diferenças metalúrgicas entre os três processos são o tamanho dos carbonetos e a distribuição na matriz (Figura 1). A diferença entre os três processos de manufatura do aço ferramenta é o custo. O método convencional de fundição é o de mais baixo custo. Para uma mesma composição de aço produzido pelos três processos apresentados, pode-se afirmar que o Processo Convencional da Fundição do Lingote apresenta a ductilidade mais baixa e a melhor resistência ao desgaste. O Processo de Metalurgia do Pó apresenta a ductilidade mais alta e a menor resistência ao desgaste. O Processo de Conformação por