trabalhos
ALEX SANTANA
Rio de Janeiro
2014
O Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL) já reconhece que o verdadeiro desafio é logístico.
Doze cidades sediarão os jogos.
Fluxo de aproximadamente 3,7 milhões de turistas brasileiros e estrangeiros nas cidades. Investimento de R$ 27,1 Bilhões, onde R$ 20,3 bilhões serão destinados a infra-estrutura de transportes.
51 Obras de infra-estrutura de logística.
A Copa do Mundo, assim como todos os grandes eventos esportivos para serem bem sucedidos necessitam de uma longa e precisa preparação. Por isso, exige um projeto logístico de grande escala, sendo necessário, fazer uma avaliação das necessidades inerentes ao evento e assim obter soluções
Os objetivos principais da logística no planejamento de um campeonato mundial são:
- Segurança
- Organização
- Infra-estruturara
- Comunicação
Segurança:
Aliás, ainda dentro das cidades, temos a questão da segurança pública. Pois a relação é verdadeira: mais turistas mais gentes nas ruas, mais dinheiro circulando, e claro, sem controle também temos mais pessoas praticando delitos e espalhando a violência pelas ruas. O turismo nacional está acelerado neste momento, mas também deve estar apreensivo, pois este é o momento e as coisas não podem dar errado. A população clama por segurança há muito tempo, mas já está de certa forma “acostumada”, mas os turistas, não.
Infra-estrutura:
Mobilidade Urbana
A reestruturação de transportes coletivos nas cidades sedes serão reformados e construídos:
• BRT’s
• Via
• Controle de trânsito
• Corredor
• Estação
• VLT
• Monotrilho
Os torcedores e turistas não se locomovem apenas dentro das cidades. Como os jogos acontecerão em várias cidades, aqueles que forem atrás da sua seleção deverão passar por várias cidades, estados e regiões do Brasil. Esbarramos aí nas condições das estradas e aeroportos e toda a infra-estrutura que os cerca.