trabalho
Quitiéle R. Lambert, Kelly dos Santos Inácio, Vinicius Rodrigues Lobato, Roberto Lourenço
Mitocôndrias, cloroplastos e citoesqueleto
Novo Hamburgo, RS
Outubro, 2014.
UNIVERSIDADE FEEVALE - Instituto de Ciências da Saúde
Quitiéle R. Lambert, Kelly dos Santos Inácio, Vinicius Rodrigues Lobato, Roberto Lourenço
Mitocôndrias, cloroplastos e citoesqueleto
Trabalho sobre mitocôndrias, cloroplastos e citoesqueleto para a disciplina de biologia celular na Universidade Feevale-RS. O trabalho apresenta a composição do citoesqueleto, a definição das mitocôndrias e dos cloroplastos e algumas doenças que afetam as células.
Profa. Andréia M. I. Sopelsa
Novo Hamburgo, RS
Outubro, 2014.
Mitocôndrias
As mitocôndrias são organelas citoplasmáticas com formas variáveis: ovoides, esféricas ou de bastonetes, medindo aproximadamente de 02μm a 1μm de diâmetro e 2μm a 10μm de comprimento.
São constituídas por duas membranas: a mais externa lisa e a interna pregueada, formando as cristas mitocondriais (septos), que delimitam a matriz mitocondrial (solução viscosa semelhante ao citosol), onde ficam dispersas estruturas ribossomais, enzimas e um filamento de DNA circular.
As mitocôndrias são responsáveis pela maior parte da energia útil derivada da degradação de carboidratos e de ácidos graxos, que são convertidos em ATP (adenosina trifosfato) pelo processo de fosforilação oxidativa.
Cloroplastos
Os cloroplastos, organelas responsáveis pela fotossíntese, são semelhantes às mitocôndrias em muitos aspectos. Contudo, os cloroplastos são maiores e mais complexos do que as mitocôndrias e executam várias outras tarefas críticas além da geração de ATP. Os cloroplastos são responsáveis pela conversão fotossintética do Co2 em carboidratos. Além disso, eles sintetizam aminoácidos, ácidos graxos e os componentes lipídicos de suas