odonto
Para isso, faz-se necessário uma rigorosa atenção dos pais ou do próprio paciente, além de acompanhamento rigoroso e periódico do Cirurgião dentista.
ETIOLOGIA DAS MALOCLUSÕES DENTÁRIAS
As maloclusões são multifatoriais, podendo ocorrer em consequência de traumatismos pré-natais ou pós-natais, má postura, perda prematura dos elementos dentários, dentes supranumerários, dentes retidos ou erupção atrasada, hábitos deletérios (sucção digital, onicofagia, deglutição atípica), respiração bucal, hereditariedade e fatores genéticos, enfermidades sistêmicas e desenvolvimento craniofacial e muscular fora dos padrões de normalidade.
Em consequência, a criança ou adolescente pode apresentar falta de estética e simetria facial, mastigação, dicção e deglutição prejudicadas, Disfunção da ATM e problemas posturais.
Exame físico: Avaliar a postura, peso, estatura, maneira de andar e falar.
Exame extra-bucal: Verificar a relação maxilo-mandibular e simetria facial.
Exame intra-bucal: Analisar se há normalidade no cordão fibroso, mandíbula, freios labiais, língua, gengiva e mucosa jugal.
Exame físico da oclusão: movimentos mandibulares, plano e função oclusal.
Exame da dentição: Deve-se levar em consideração o tipo de dentição e arcada, sequência de erupção, número de elementos, presença de diastema, apinhamento dentário, relação molar e canina, linha média, mordida, manchas brancas ativas e inativas.
MEDIDAS PREVENTIVAS
Prevenção de cáries através de instrução de higiene bucal, aplicação de flúor tópico, selantes de fóssulas e fissuras e alimentação saudável;
Acompanhamento após