trabalho
Várias doenças decorrentes de deficiências vitamínicas podem ser resultado de falta de vitaminas B.
Deficiência de vitamina B1 causa beribéri. Sintomas dessa doença do sistema nervoso central incluem perda de peso, distúrbios emocionais, percepção sensorial prejudicada, fraqueza e dor nos membros, períodos de batimento cardíaco irregular e edema. Em casos avançados pode ocorrer insuficiência cardíaca e morte. A deficiência crônica de vitamina B1 também causa a síndrome de Korsakoff, uma psicose irreversível caracterizada por amnésia e confabulação.
A falta de vitamina B12 causa ariboflavinose. Os sintomas podem incluir rachaduras na boca, alta sensibilidade à luz solar, estomatite angular, inflamação da língua, dermatite seborréica, pseudo-sífilis, faringite, hiperemia (aumento da quantidade de sangue circulante num determinado local) e edema da faringe ou mucosa oral.
Deficiência de vitamina B3 ou falta de triptofano (aminoácido precursor da serotonina) causa pelagra. Os sintomas incluem agressão, dermatite, insônia, fraqueza, confusão mental e diarréia. Em casos avançados, pelagra pode ocasionar demência e morte.
Falta de vitamina B5 pode resulta em parestesia (sensações cutâneas subjetivas), embora isso seja incomum.
Deficiência de vitamina B6 pode ocasionar anemia, depressão, dermatite, hipertensão, retenção de líquidos e níveis elevados de homocisteína, a qual é fator de risco para doenças isquêmicas do coração e outras desordens vasculares.
Falta de vitamina B7 tipicamente não causa sintomas em adultos, porém em crianças pode acarretar prejuízo no crescimento e desordens neurológicas.
Deficiência de vitamina B9 resulta em anemia macrocítica e níveis elevados de homocisteína. A falta de vitamina B9 em mulheres grávidas pode ocasionar defeitos de nascença no bebê. Suplementação de vitamina B9 é freqüentemente recomendada durante a gravidez.
A falta de vitamina B12 pode causar anemia macrocítica, níveis elevados de