Trabalho
Diariamente os funcionários de uma empresa sofrem com diversos fatores como, por exemplo, o trabalho maçante – repetitivo e cobranças de um mercado cada vez mais exigente, onde quanto mais a diretoria da empresa almeja alcançá-lo, mais ela irá cobrar resultados dos funcionários, desta forma os mesmos passam a ter dificuldades para manter-se motivados, diante de tanta pressão.
Além desta decorrência, há também uma desmotivação nos funcionários novos, quando a empresa não sabe aproveitá-lo da melhor forma, não estimulando-o de modo que o mesmo também se desmotiva.
Algumas empresas buscam a motivação de forma genérica, como criar planos que no fim não trazem benefício nenhum ao funcionário e isso pode piorar ainda mais o atual quadro desmotivador da empresa.
Através de uma análise minuciosa e do planejamento estratégico que elaboramos, chegamos à alguns princípios que devem ser tomados para a motivação dos funcionários da B.O.N.I.T.A. Vejamos a seguir:
Conhecendo a equipe:
Esta é uma prática essencial e de suma importância para qualquer gestão de pessoas dentro do ambiente corporativo. Cada profissional tem um perfil diferenciado, e conhecendo-os é muito mais fácil traçar planos estratégicos motivacionais que se adequem a cada personalidade, aperfeiçoando o desempenho dos mesmos em suas funções. Traçando perfil etário:
Muito se discute sobre essa estratégia, porém diferenciar os objetivos pela faixa etária de idade das equipes vem sendo cada vez mais recomendada pelos especialistas no assunto.
Por exemplo:
O funcionário mais jovem se sente engajado ao ver o trabalho gerar repercussão na vida social, ou seja, reconhecimento, autoafirmação;
Na meia idade, o funcionário já busca reconhecimento financeiro, pois esta etapa da vida, em geral, ele já está na formação da família e dos projetos de vida;
Já os funcionários com idade acima de 50 anos, buscam uma qualidade de vida maior.
Disponibilizar ferramentas de conhecimento: