Trabalho
Trabalho de Sociologia
Turma: 3°EG2
Turno: manhã
Aluna: Lorena de Araújo Moura
Professor: Adalberto
Tucuruí-PA
Fevereiro-2013
Atividade – Capitulo 5
1. Durkheim afirma, em seu livro As regras do método sociológico:
“Existem, pois, espécies pela mesma razão por que existem espécies em biologia. Estas, com efeito, são devidas ao fato de que os organismos não constituem senão combinações variadas de uma única e mesma unidade anatômica”.
Que característica da escola positivista pode encontrar nesse texto?
R: Manifestações de um organismo em evolução,os conceitos de espécie, organismo, unidade anatômica demonstram a influência das ciências “biológicas” sobre sua teoria.
2. Defendendo a imparcialidade e a objetividade da ciência, Durkheim afirma: “O sentimento é objeto da ciência, não é critério de verdade cientifica”.
Para Durkheim, a verdadeira ciência deve ser se guia pelos sentimentos pessoais de cientistas? Por quê?
R: Não, porque essa postura exige o não envolvimento afetivo ou de qualquer outra espécie entre o cientista e seu objeto sentimentos apenas atrapalham a apreensão da realidade.
3. Quais as características dos fatos sociais pra Durkheim?
R: A coerção social, os exteriores aos indivíduos e a generalidade.
4. Como o sociólogo deve estudar os fatos sociais?
R: É preciso que o sociólogo deixe de lado suas prenoções isto é seus valores e sentimentos pessoais em relação ao acontecimento a ser estudado, pois nada tem de cientifico e podem distorcer a realidade dos fatos.
5. Afirmamos que Durkheim considerava a educação formal e informal como elementos importantes de integração dos indivíduos a sociedade. Você concorda com essa posição? Argumente.
R: Não, só para Durkheim, mas para muitos outros estudiosos, atribuíram à educação um papel relevante na integração do indivíduo à sociedade, pois cabe a educação a tarefa de passar valores culturais e éticos necessários.
6. Durkheim considerava