trabalho
-Surgiram na Alemanha e Inglaterra, no século XIX.
-A questão social começa a ser exposta com grande intensidade quando começam a surgir manifestações dostrabalhadores, que buscavam melhores condições de trabalho e um estabelecimento da jornada de trabalho.
-Nesse mesmo contexto, luta-se pra que a exploração de crianças, mulheres e idosos sejaextinta. E começa a ser ter uma consciência maior de classe.
-O Estado começou então, a partir daí, a reprimir os trabalhadores, ao mesmo tempo em que dava início á regulamentação das relações de produçãopor meio da legislação fabril.
- Com o estabelecimento da jornada normal de trabalho, a luta de classes e a questão social emergem na sociedade de uma forma bem mais clara.
* O liberalismo ea negação da política social.
-O século XIX até a terceira década do século XX, é marcado pela forte presença do liberalismo e sua idéia de que o princípio do trabalho como mercadoria e suaregulação pelo mercado livre.
- Segundo Adam Smith, o funcionamento livre e ilimitado do mercado asseguraria um bem-estar coletivo, funcionando assim com uma espécie de ‘’mão invisível’’ que conduziria asrelações.
-O liberalismo na sua forma inicial buscava desprender-se da aristocracia e do clero, do Estado absoluto, com seu poder discricionário.
* As lutas da classe trabalhadora e a origemda política social.
- Apesar de toda luta a resposta que foi dada á classe trabalhadora que buscava seus direitos foi repressiva e apenas concederam algumas melhorias á eles, sem dar uma respostaconcreta para a questão social em si.
- Foram criados alguns estatutos, como o Estatuto dos pobres, Estatuto dos artesões, Nova Lei dos pobres, Lei Speenhamland. Apesar de concederem essesbenefícios, os usuários deveriam executar algum trabalho em troca.
-Houve uma mudança do Estado em relação ás políticas sociais.
-A classe trabalhadora conseguiu assegurar significativas