trabalho
O livro trata do mundo das imagens que nos rodeia, de textos visuais que nos seduzem, nos fazem ficar alegres, maravilhados, emocionados, frustados. São imagens que nos fazem correr, trabalhar e comprar mais. Isso porque as imagens falam. E, se não sabemos como falam essas imagens, acabamos não podendo fazer nossas escolhas com liberdade.
Assim como a alfabetização é fundamental para a construção de qualquer sociedade democrática, pois implica a veiculação de saberes e valores, um processo análogo ao que se dá com a linguagem verbal é necessário ao cidadão em relação à linguagem visual. Cada vez mais esta necessidade se impõe, pois as sociedades contemporâneas têm feito crescer o universo de imagens, ora para substituir palavras, ora para gerar novos usos e aplicações.
Portanto, público e criadores devem estar cada vez mais preparados para o uso das imagens mais diversas como textos visuais, carregados de conteúdos, significações e sentidos.
Assim, será sempre mais competente quem souber melhor usar o código visual, independentemente da ponta do processo de comunicação no qual se encontra: na do enunciador (o produtor de imagens) ou na ponta do receptor (o leitor de imagens).
É um livro de consultas para todos aqueles leitores que gostariam de saber um pouco mais sobre semiótica, moda, design, teatro, etc.
Sobre a autora
Sandra Ramalho e Oliveira é professora efetiva da UDESC, atua na graduação, na pesquisa e na pós-graduação nas áreas de artes plásticas e design. É doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, com pós-doutorado em Semiótica Visual na França. Membro das Associações Internacionais de Semiótica, apresentou trabalhos nos congressos da área realizados em São Paulo; Guadalajara, no México; Siena, na Itália; Dresden, na Alemanha e Lyon, na França e publicou artigos tanto em seus anais como em diversas revistas especializadas.
Ocupou os cargos de Pró-reitora de Ensino e de Pró-reitora de Extensão, Cultura e Comunidade da UDESC,