trabalho
TEORIA POLÍTICA I
3º ANO CIÊNCIAS SOCIAIS
Nome:________________________________________R.A.:_____________
Instruções
- Você poderá optar por responder 2 ou 4 questões; caso opte por 2 questões, o valor de cada uma será de 0,0 a 5,0 pontos; caso opte por 4 questões, o valor de cada uma será de 0,0 a 2,5 pontos;
- Você deverá responder pelo menos uma questão referente a cada texto;
- Data de entrega: 17/11/2014, das 19:30 às 20;30, na sala 1 (Prédio Novo);
- Não aceitarei por e-mail;
1- Discorra sobre os conceitos de lutas de classes, história e revolução, desenvolvidos por Marx e Engels no Manifesto Comunista.
2- Analise o seguinte excerto:
“A burguesia não pode existir sem revolucionar incessantemente os instrumentos de produção, por conseguinte, as relações de produção e, com isso, todas as relações sociais. A conservação inalterada do antigo modo de produção era, pelo contrário, a primeira condição de existência de todas as classes industriais anteriores. Essa subversão continua da produção, esse abalo constante de todo o sistema social, essa agitação permanente e essa falta de segurança distinguem a época burguesa de todas as precedentes. Dissolvem-se todas as relações sociais antigas e cristalizadas, com seu cortejo de concepções e de ideias secularmente veneradas; as relações que as substituem tornam-se antiquadas antes de se consolidarem. Tudo que era sólido e estável se desmancha no ar, tudo que era sagrado é profanado e os homens são obrigados finalmente a encarar sem ilusões a sua posição social e as suas relações com os outros homens.”
3- Como discutido em sala de aula, Marx elabora o conceito de bonapartismo, a partir da análise das lutas de classes na França da Segunda República (1848/1852). Como desdobramento de suas elaborações, o autor capta o momento de esgotamento do ideário revolucionário burguês. Discuta o conceito de bonapartismo, enfatizando seus aspectos fundamentais.
4- Discorra sobre o trecho a seguir: