trabalho
1. (Ufg 2014) Leia a tirinha a seguir.
Analisando a tirinha sob a perspectiva evolutiva,
a) responda ao questionamento feito no primeiro balão;
b) explique por que a afirmação contida no segundo balão está incorreta. 2. (Unicamp 2014) A foto abaixo mostra o “sapo de chifre” em meio a folhas no chão da Mata Atlântica.
a) Que nome se dá a esse tipo de adaptação ao substrato de repouso? Cite uma vantagem dessa adaptação.
b) Diferentemente do “sapo de chifre”, alguns anfíbios venenosos apresentam coloração chamativa e contrastante com o ambiente. O aspecto chamativo da coloração pode beneficiar um predador de anfíbios? Explique. 3. (Uerj 2013) Em células eucariotas, o antibiótico actinomicina D atua bloqueando o mecanismo de transcrição da informação gênica, impedindo a síntese de RNA. Já o antibiótico puromicina é capaz de bloquear o processo de tradução da informação e, portanto, a síntese de proteínas.
Considere um experimento em que a actinomicina D foi adicionada a uma cultura de células eucariotas, medindo-se, em função do tempo de cultivo, a concentração de três diferentes proteínas, A, B e C, no citosol dessas células. Em experimento similar, esse antibiótico foi substituído pela puromicina, sendo medidas as concentrações das mesmas proteínas.
A tabela abaixo mostra os resultados dos dois experimentos.
Antibiótico
Tempo de cultivo (min.)
Concentração das proteínas no citosol
A
B
C
Actinomicina D
0
30
60
90
Puromicina
0
10
30
60
Considere que a meia-vida de uma molécula na célula é igual ao tempo necessário para que a concentração dessa molécula se reduza à metade.
Estabeleça a ordem decrescente dos tempos de meia-vida dos RNA mensageiros das proteínas A, B e C.
Compare, também, o tempo de meia-vida dessas proteínas e estabeleça a relação entre esses tempos. 4. (Unicamp 2013)