METABOLISMO
Metabolismo do cálcio e fósforo - 19/12/2013 Metabolismo do cálcio e fósforo
CONCENTRAÇÃO DE CÁLCIO
Quais são as funções do Ca++ no nosso organismo? R: Contração muscular, sustentação dos ossos, segundo mensageiro intracelular, coagulação sanguínea e manutenção do potencial de membrana.
Quais são as funções do fósforo? R: Compõe o ATP (nossa molécula energética) e compõe os fosfolipideos de membrana, fosforilação e compõe os ácidos nucléicos.
O Ca++ deve ser mantido em condições limites p/ a sobrevivência da célula, de modo que não pode ter nem excesso nem carência de Ca++ p/ a sobrevivência da célula.
Na circulação, 8% do Ca++ vai estar complexado a citrato ou fosfato. 46% vai estar ligado à PTNs plasmáticas albumina ou glibulina. Os 46% restantes é o cálcio que a gente chama de ionizado (cálcio livre), que é o cálcio que tem ação biológica no nosso organismo. Então o cálcio só exerce toda aquelas funções citadas acima quando estar na sua forma livre.
A concentração de cálcio no espaço extracelular é normalmente mantida graças à ação integrada de três hormônios reguladores:
PARATORMÔNIO – PTH VITAMINA D CALCITONINA O PTH (paratormônio) é sintetizado nas paratireoides, as quatro glândulas que ficam atrás da tireóide. O PTH é o responsável pela regulação diária de Ca++ no nosso organismo. Então diminuiu Ca++, logo as paratireoides vai secretar PTH p/ ajustar essa deficiência.
A vitamina D (q hoje é considerada como hormônio) também é um controlador diário de Ca++. Ele é sintetizada na pele ou adquirida pela dieta.
A calcitonina é um hormônio liberado pela tireóide, ela também faz regulação mas não estar de frente nesse ajuste. Ela estar mais presente em casos de hipercalcemia.
Quando há uma alteração na concentração