trabalho
Conforme solicitação seguem informações do curso Especialização Profissional Técnica de Nível Médio de Enfermagem do Trabalho:
O curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho objetiva atender às expectativas mercadológicas, para inserção no mercado de trabalho, de profissionais qualificados tecnicamente, que possuam compreensão global do processo produtivo, com espírito empreendedor e de iniciativa.
É ciente que diversos fatores, entre os quais o surgimento de novas doenças, novas formas de produção, novas tecnologias, além das dificuldades causadas pela economia brasileira, exigem profissionais de Enfermagem do Trabalho qualificados e atualizados quanto às exigências emergentes, acompanhando as transformações provenientes da globalização.
A visão da saúde do trabalhador deve contemplar as dimensões biológicas, psicológicas e sociais do processo saúde-doença, somadas ao conceito de qualidade ambiental e de vida, na perspectiva da educação em saúde, tendo em vista sua promoção e prevenção.
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), todos os anos, cerca de 330 milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho em todo o mundo, além de 160 milhões de novos casos de doenças ocupacionais. Sobre as mortes, a OIT aponta mais de 2 milhões relacionadas ao trabalho: 1.574.000 por doenças, 355.000 por acidentes e 158.000 por acidentes de trajeto (fonte: Anuário Brasileira de Proteção – 2010).
No Brasil, 747.663 pessoas sofreram acidentes de trabalho no ano de 2008, sendo que destes, 263.613 aconteceram no Estado de São Paulo, que apresenta o maior índice de acidentes de trabalho do país (fonte: MTE/RASI, MPS/AEPS – tabela Acidentes de trabalho pro situação de registro e motivo, em 2008).
Considerando que estudos adicionais técnico-científicos, de nível médio em Enfermagem do trabalho, resultam em maior eficiência no desempenho das atividades específicas do Técnico de Enfermagem e do Auxiliar de Enfermagem,