Trabalho
Manual para elaboração de
Trabalhos Escolares
1ª Edição
São Paulo,
2014
Prefácio
Consolida-se nesta primeira edição, as normas gerais para elaboração de trabalhos escolares a fim de orientar os alunos sobre as regras tão cobradas ao longo da vida acadêmica dos nossos alunos. O texto contempla as necessidades de padronização da estrutura do documento.
Comenta e reúne criteriosamente o que é importante e indispensável à comunicação escrita de natureza científica, nos moldes da estrutura lógica adequada à organização sequencial das etapas de abordagem do assunto.
Elaborado a partir de frutíferas discussões entre professores, coordenadores e direção, a ideia geral desse manual é auxiliar e guiar alunos e pais em encontrar aqui um suporte para elaboração de trabalhos segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Este manual deve ser seguido rigorosamente, fazendo parte do processo de avaliação do Colégio Centenário.
REGRAS GERAIS DE FORMATAÇÃO
Quando o professor permitir que o trabalho seja digitado no computador, o aluno deverá seguir todas as regras indicadas nesse manual. Entretanto, quando o trabalho for manuscrito, a capa, as legendas e as referências devem seguir esse manual. Os demais itens seguem critério exigido pelo professor.
Os trabalhos acadêmicos devem ser escritos de forma objetiva e impessoal, preferivelmente na 3ª pessoa do singular, mantendo a uniformidade de tratamento em todo trabalho. Evitar as expressões “meu trabalho”, “nosso trabalho” ou “eu fiz”.
Utilize termos como "foi realizado"; "após a pesquisa foi possível", "os dados mostram que", entre outros.
1. Formato
1.1 Texto
Os textos devem ser apresentados em papel branco, formato A4 e digitados na cor preta (exceto as ilustrações). A impressão deverá ser feita dos dois lados do papel (frente-e-verso) e ser utilizada ao longo de todo o texto. Essa prática visa colaborar com a sustentabilidade e o menor gasto de