Relatório Ensaios Mecânicos
1) Objetivo
Nesta aula de laboratório, tivemos a oportunidade de utilizar técnicas apuradas para realizar ensaios de tração e dureza a fim de obter informações físicas sobre as diferentes peças testadas e podendo observar as características específicas que os elementos concedem ao material.
2) Introdução
Ensaios mecânicos foram desenvolvidos para conceder informações aos engenheiros sobre o comportamento dos corpos de prova. Cabe a ele estudar as particularidades dos materiais e como será dada a utilização do mesmo em diferentes condições de temperatura, tipo de carga aplicada e sua frequência de aplicação, desgaste, deformabilidade, atmosfera corrosiva, entre outros.
3) Procedimento Experimental
3.1 Ensaio de Tração Ensaio aplicado a fim de informar características relacionadas à força de estricção, escoamento, ruptura, e a deformação e alongamento dos materiais utilizados. A norma seguida para a realização deste ensaio foi Norma NBR ISO 6892, determinando como 0,02 mm/s a velocidade ultilizada. Testou-se cinco materiais diferentes, sendo eles SAE 1045, SAE 1020, Alumínio 7075, Latão 7030 e Ferro Fundido Cinzento. O ensaio ocorria de maneira simples, colocava-se o corpo de prova na máquina e ela aplicava a força de tração até a ruptura do material, tendo também um software lendo as informações geradas pela máquina e simultaneamente construindo um gráfico tensão x deformação.
3.2 Ensaio de Dureza
Ensaio voltado a informar a dureza da peça testada, isto é, medir a resistência de um material à deformação plástica local. Diferente do ensaio anterior, neste pode-se utilizar peças acabadas, sendo muito útil na verificação da qualidade do produto.
Dos métodos de ensaio de dureza existentes, optamos por usar um Durômetro Rockwell C e Durômetro Brinell. Abaixo algumas especificações sobre os ensaios.
- Ensaio Brinell: utilizou-se uma máquina possuindo uma esfera com diâmetro de 2,5