relatório ensaios mecanicos
Ensaios Mecânicos
Docente:
Profª Drª: Sandra Cruz
Discentes: Gabrielle Martiniano Henrique Loffreda
Patricia Pereira N. e Silva
Thiago Felipe Uwarow
Vinícius Bessas
Yumi Seckler Ohzeki
Santo André, Dezembro de 2012
1. Resumo
Este experimento foi elaborado para a observação das propriedades mecânicas de materiais cerâmicos e poliméricos. Foram realizados ensaios de tração (para o polímero, nas velocidades 25mm/spara o amarelo e 100mm/s para o vermelho) e flexão (para o material cerâmico, a uma velocidade de 0,5 mm/min) nos corpos de prova em uma máquina eletromecânica Instron 3369. Foram medidas as dimensões dos corpos de prova com um paquímetro e em seguida estes foram inseridos na máquina universal eletromecânica para a realização dos ensaios. Após a realização dos ensaios, foi obtido o tempo que levou para cada material ser rompido e as respectivas tensões aplicadas para que ocorresse a ruptura, além da elongação do material. Com o Gráfico obtido em laboratório determinou-se o aspecto da fratura do material cerâmico, e para o polímero fez-se o ensaio de tração.
2. Introdução
O estudo das propriedades mecânicas dos materiais é de vital importância para a engenharia, pois a aplicação de um determinado material depende disso, já que são reflexo da sua microestrutura. Algumas das mais importantes são: dureza, resistência, rigidez e ductilidade. As propriedades mecânicas podem ser observadas através de ensaios laboratoriais específicos para cada tipo de material. Esses ensaios podem ser de tração, compressão, cisalhamento e torção, e durante a realização do experimento deve-se levar em conta algumas condições, tais como: as condições ambientais do laboratório, velocidade de aplicação da carga, síntese e processamento do material.
A tensão de engenharia e a deformação de engenharia são parâmetros utilizados em ensaios para relacionar o comportamento tensão-deformação de um determinado material.