Relatório final Ensaios Mecanicos
1. Objetivos
2. Introdução
3. Equipamentos e Materiais
3.1. Ensaio de Tração
3.2. Ensaio Metalográfico
4.Procedimento experimental e Análise dos resultados
4.1. Ensaio de Tração
4.2. Ensaio Metalográfico
5.Conclusão
6. Referências Bibliográficas
1) OBJETIVOS
Nesta experiência foi utilizado o ensaio de tração para caracterização de vareta de solda acetilênica (de latão) onde obtivemos diversas respostas quando corpos de provas distintos foram submetidos a diferentes tensões e deformações.
Além do Ensaio de Tração, também fizemos uso de outra ferramenta muito importante que foi a Metalografia que constitui de vários critérios seguros para avaliar a qualidade dos materiais, contribuindo para correção de defeitos e para a melhoria de sua qualidade (pode ser utilizado para completar a análise de falhas de um material, onde uma análise da micrografia mostraria se a microestrutura do material estaria fragilizada ou não, por exemplo).
2) INTRODUÇÃO
Em um ensaio de tração, um corpo de prova é submetido a um esforço que tende a alongá-lo ou esticá-lo até à ruptura. Geralmente, o ensaio é realizado num corpo de prova de formas e dimensões padronizadas, para que os resultados obtidos possam ser comparados ou, se necessário, reproduzidos. Este é fixado numa máquina de ensaios que aplica esforços crescentes na sua direção axial, sendo medidas as deformações correspondentes. Os esforços ou cargas são mensurados na própria máquina, e, normalmente, o ensaio ocorre até a ruptura do material.
As especificações quanto à forma e dimensões dos corpos de prova, velocidade de tensionamento, base de medida, entre outras coisas, são ditadas pela norma técnica correspondente, que no caso de materiais metálicos é a NBR 6152 da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
O Ensaio Metalográfico que é uma ferramenta para caracterização do metal, procurando relacionar a estrutura intima do material às suas propriedades