BOLSA DE VALORESCrianças e Criminalidade no Início do Século.

1832 palavras 8 páginas
Crianças e Criminalidade no Início do Século.

Maio, 2014

Crianças e Criminalidade no Inicio do Século

Introdução

No ano de 1898 começava a circular em São Paulo uma revista chamada ‘Álbum de Meninas’’.Com teor literário e educativo,procurava iniciar as jovens leitoras no universo da arte,de literatura e da boa educação,trazendo artigos que encaminhassem e orientassem para o ingresso na vida adulta.Com este intuito,em seu número de outubro daquele mesmo ano,trazia em suas paginas em soneto de Amélia Rodrigues,intitulado.
‘‘O vagabundo, ’’ que tratava de uma preocupação recorrente na cidade, o grande numero de menores criminosos que constantemente ameaçavam a ordem pública e a tranqüilidade das famílias paulistanas.
Mas do cativar em suas leitoras o gosto pela boa literatura, pretendia a autora alertá-las para os perigos e as ameaças que as ruas da cidade escondiam, com seus enormes contingentes de menores que pela prática da ‘‘vadiagem’’ e da ‘‘gatunagem’’,aterrorizavam os cidadãos paulistanos.

Uma cidade e Seus Problemas

Após a Republica a urbanização e a Industrialização de São Paulo assim como fim da escravidão é a chegada dos imigrantes transformaram a sociedade,as lavouras de café alavancaram as industrias ajudando a consolidar as relações capitalistas de produções,houve um aumento do consumo e do mercado de trabalho onde o imigrante assumi papel fundamental.
Houve um crescimento urbano considerável e grande no mercado distribuidor tornando a cidade centro de integração original.A população de São Paulo aumentou,256 mil habitantes até 1907.
A exploração demográfica foi acompanhada pelo crescimento industrial, a partir do século XlX multiplicou –se o numero de Industrias Têxteis Alimentícias,assim como serrarias e cerâmicas.Porém as condições sócias e a habitacionais não compartilhavam desse progresso aumentando muito numero de cortiças. Na saúde houve

Relacionados