trabalho
OSMAR PASSARELLI SILVEIRA
Av. Brasil, 330 – Vila Bressani – Paulínia–SP – CEP 13140.496 – Fone (19) 3833-2355
MEMÓRIAS E DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA
TÉCNICO EM INFORMÁTICA
TURMA: 1° Y
Disciplina: Introdução a Sistemas Operacionais
Professor: Jussara Rubia Cordeiro
Data: 19/06/2013
Elaborado por: Beatriz Soncini de Oliveira Carolinne Christina da Silva
PAULÍNIA-SP
2013
TIPOS DE MEMÓRIAS E DE DISPOSITIVOS DE E/S
MEMÓRIA RAM (Random Access Memory)
Foi na década de 50 que surgiram as primeiras ideias de criar uma Memória de Acesso Aleatório (RAM).
A memória RAM é um componente essencial não apenas nos computadores pessoais, mas em qualquer tipo de computador, pois é ondearmazena-se dados de programas em execução enquanto o computador está ligado,mas ao reiniciá-lo perdesse os dados lá contidos.
Por mais que exista espaço de armazenamentodisponível,é necessária uma certa quantidade de memória RAM e, naturalmente, quanto mais memória, melhor o desempenho, uma vez que os programas tendem a se desenvolver com o passar do tempo e da pesquisa científica.
Os jogos eletrônicos são alguns dos softwares que mais utilizam memória, assim como programas de edição de imagem e vídeo. No caso dos jogos, a cada segundo é necessário carregar uma nova textura ou animação, isto exige uma memória bastante rápida e ampla, ou os arquivos podem chegar ao processador com lentidão, causando assim travamento no jogo ou programa. A velocidade de funcionamento de uma memória é medida em Hz ou MHz. Este valor está relacionado com a quantidade de blocos de dados que podem ser transferidos durante um segundo. Existem no entanto algumas memórias RAM que podem efetuar duas transferências de dados no mesmo ciclo de clock, duplicando a taxa de transferência de informação para a mesma frequência de trabalho. Além disso, a