trabalho
WEBAULA 1
APRESENTAÇÃO
Nós precisamos compreender que na maior parte dos cálculos envolvendo riscos torna-se necessária a mensuração ou quantificação das incertezas inerentes às nossas provisões que servirão para o cálculo desse risco.
Podemos, de forma geral, dizer que o risco é a incerteza medida, mensurada, quantificada de forma a possibilitar sua adequada mensuração.
Sabemos que os conhecimentos de matemática e estatística são fundamentais para o atuário desenvolver sua atividade, portanto vamos estudar alguns importantes conceitos e formas de cálculo matemáticos e estatísticos úteis ao profissional atuário.
Segundo Cordeiro (2009), a matemáticas contribui para os cálculos atuariais. A probabilidade tem muitas aplicações no contexto empresarial e também é utilizada para mensurar ou quantificar a influência de fatos que envolvam o acaso em sua ocorrência. Conforme podemos encontrar em vários materiais sobre o assunto, de forma geral e não por uma regra, classificamos as ocorrências segundo o seu nível de probabilidade a partir de equivalências matemáticas, conforme tabela a seguir:
Ocorrência impossível - probabilidade = 0 (zero)
Ocorrência pouco provável - probabilidade < ½ (menor que meio)
Ocorrência bem provável - probabilidade > ½ (maior que meio)
Ocorrência apenas provável - probabilidade = ½ (igual a meio)
Ocorrência certa - probabilidade = 1 (um)
A probabilidade é calculada com base na frequência, sendo obtida a partir da divisão dos casos em análise e com probabilidade de realização por todos os casos igualmente possíveis.
QUESTÃO PARA REFLEXÃO
Como podemos estabelecer em termos subjetivos a probabilidade de termos sucesso em nossa vida profissional? De quais variáveis dependemos para tornar esse sucesso mais provável?
Na sequência você poderá ver a representação do