trabalho
Rússia e Japão
Rússia
A Rússia é o maior país do mundo com mais de 17 milhões de km² de área, que se divide nos continentes europeu e asiático. Dois terços do seu território estão situados na Ásia, mas a capital Moscou está localizada na parte europeia. Na Rússia existe uma característica curiosa, pois por sua grande extensão ela é composta por onze fusos horários.
É marcada a divisão entre o continente europeu e asiático nos Montes Urais, onde há grande concentração de jazidas minerais, principalmente de carvão.
Na Rússia predominam os climas frios. Quanto mais as latitudes diminuem, o clima fica mais frio e é predominante a Taiga ou floresta de coníferas. Ao sul o clima é mais seco com isso predominam os estepes. A leste dos Montes Urais predominam o clima temperado e a floresta de coníferas. Ao sul dos Montes Urais, clima temperado e vegetações como floresta temperada e pradaria.
A população da Rússia em 2010 era de 143 milhões de habitantes e em 2015, segundo a ONU deve cair para 132 milhões.
A transição da economia planificada para a capitalista gerou muitas mudanças como a privatização de empresas estatais mais antigas, introdução da concorrência e da competição, a busca do lucro, meta da produção, liberação de preços e a abertura do capital estrangeiro.
Em 1917, ano da revolução socialista, na economia da Rússia destacava-se o uso de recursos naturais e agrícolas. Os principais recursos minerais encontrados na Rússia são o minério de ferro, o carvão, o petróleo e o gás natural. A agropecuária também é uma importante atividade para a economia russa. A industrialização do país priorizou a indústria bélica, com o desenvolvimento de indústrias químicas, metalúrgicas, petrolíferas, naval e de maquinas. Com as reformas político-econômicas, o governo abriu o país ao capital estrangeiro, buscando parceiros com transnacionais estadunidenses, japonesas e europeias.
Japão
O Japão tem 378.000 km² de extensão. É