trabalho
Centro Paula Souza
Vida Artificial
Disciplina: Inteligência Artificial.
Data: 28/10/14.
Introdução à Vida Artificial
Primeiramente devemos saber o que é vida? A vida é uma fluida mistura entre tempo e espaço, rodeada por uma membrana e separada do universo por causa de um fino revestimento. A vida surgiu do cosmo a partir de material básico e consequentemente sem inteligência, portanto podemos dizer que a vida não é um fenômeno mecânico.
Vida artificial é uma área de pesquisa que estuda fenômenos, nos quais estes fenômenos são relacionados à vida natural através de alguns modelos e também simulações em computadores. Portanto este tema envolve uma área muito vasta e com algumas sobreposições em relação à área de Inteligência Artificial. Porém, existe uma diferença de foco entre as duas áreas, por um lado a Inteligência Artificial tem como foco primário o desenvolvimento de técnicas computacionais inteligentes, já a Vida Artificial tem como foco a busca o desenvolvimento de experimentos que possam ajudar a entender os fenômenos da natureza, fenômenos biológicos e até outros.
Existem áreas das ciências da vida e também das ciências que relacionadas a teoria da informação, que como objetivo, procuram fórmulas matemáticas como meio de representar a vida em relação a teoria da informação. A maior parte das pesquisas relacionadas à Vida Artificial procura construir a vida além das restrições de um substrato orgânico. Primeiramente nas pesquisas feitas sobre Vida Artificial partem do ponto de compreender os aspectos que distinguem a vida, ou seja, quais as características que um ser precisa ter para ser considerado vivo.
A preocupação principal da Vida Artificial está em reconhecer quais são os processos, mecanismos e padrões universais de vida, porém considerando a vida como uma evolução da informação, onde basicamente se trata de matematizar e reconstruir processos na esperança de que todos os organismos vivos possam ser trazidos á vida.