trabalho
CAMPUS: PROFESSORA NAIR BEZERRA PEREIRA ALVES – FRONTEIRAS – PI
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - PREG
COORDENAÇÃO GERAL DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DEPROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFOR
COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A CIÊNCIAS GEOGRÁFICA C/H 90 h PERÍODO: 2011.1
PROFESSORA: CLEMILDA GOMESOLIVEIRA BANDEIRA
Relatório
Filme: “O nome da rosa”
Alexnádia Isabel de Sousa
Agnélia deJesus Lima
Fronteiras, (PI), janeiro de 2011.
ECO,Umberto. O nome da rosa, romance lançado em 1980.
O filme trata de uma história ocorrida no ano de 1327 – Século XIV, num Mosteiro BeneditinoItaliano, onde tinha muitos Padres Franciscanos. Lá a inquisição o poder da igreja era muito grande, os povos davam todo seu dinheiro e objetos para a igreja em troca de alcança o perdão de Deus, isso erao que eles prometiam. Enquanto isso ofereciam a penas os restos de comida para os pobres.
Tudo que ali existia nos mosteiros era de propriedade única da Igreja, como por exemplo, a biblioteca quepoucos monges tinham acesso, devido os livros secretos e considerados proibidos pela igreja. O monge Franciscano e Renascentista William de Baskerville, interpretado pelo autor Sean Conery e Adso vonMelk por (Christian Slater) um noviço que o acompanhava, foi designado para investigar as mortes que estavam acontecendo no mosteiro, os mortos encontrados ficavam com a língua e os dedos roxos, issoocorria por que eles liam o livro do riso escrito pelo filósofo Aristóteles que se encontrava escondido na biblioteca, o mesmo tinha as paginas envenenadas.
Na época pessoas comuns não podiamquestionar as opiniões, decisões e nem mesmo ter acesso ao significado dos dogmas da Igreja, por isso, tinha total poder sobre o povo, quem praticasse algum crime contra a Igreja era severamente punido..