Trabalho
Segundo uma das teorias mais aceitas, o petróleo formou-se há milhões de anos, quando restos de animais e vegetais mortos se depositaram no fundo de mares, nas vizinhanças de terra firme. Esses restos foram sendo lentamente cobertos por sedimentos (por exemplo, fragmentos de calcário e areia), que, com o passar dos anos, se transformaram em rochas, chamadas de rochas sedimentares (por exemplo, calcário e arenito).
Abaixo da superfície, sob o efeito da alta temperatura e da alta pressão aí existentes, restos orgânicos de animais e vegetais sofreram, ao longo dos milhões de anos que se seguiram,transformações químicas bastante complexas, formando o que hoje conhecemos como petróleo, um líquido viscoso e geralmente de coloração escura. A palavra petróleo vem do latim petra,petra, e oleum, óleo.
Devido às circunstâncias em que foi formado, o petróleo é encontrado em poros existentes em rochas do subsolo, quer em terra firme, quer sob o mar. Geralmente vem acompanhado de água salgada (do antigo mar aí existente) e de gás natural, que é uma mistura gasosa contendo principalmente metano, CH₄.
O petróleo é constituído fundamentalmente por compostos que contêm apenas carbono e hidrogênio, chamados de hidrocarbonetos.
Hidrocarbonetos são compostos formados exclusivamente por átomos de carbono e hidrogênio.
No petróleo existem hidrocarbonetos cujas moléculas possuem de um até mais de trinta átomos de carbono. Alguns exemplos são:
Muitos combustíveis de uso diário são misturas de hidrocarbonetos derivados do petróleo: gás de cozinha, gasolina, querosene e óleo diesel. A queima desses combustíveis representa, no momento, uma das maiores fontes de energia para a humanidade. Trata-se de uma fonte não renovável de energia.
Além dos hidrocarbonetos, há no petróleo, em pequenas quantidades, substâncias contendo nitrogênio, oxigênio e enxofre. Este último é a pior impureza do petróleo, existindo nele como parte de substâncias