Trabalho
Lentes oculares: Seu principal objetivo é ampliar a imagem fornecida pela objetiva e fazer com que ela se forme na retina do olho do observador. Por isso ela fornece uma imagem bem próxima de sua superfície.
Condensador: É um sistema de duas lentes que distribui regularmente no campo visual do microscópio, a luz refletida pelo espelho ou diretamente da fonte luminosa.
2- No Microscópio Eletrônico de Transmissão: as amostras precisam ser cortadas em seções ultrafinas para que o feixe de elétrons possa atravessá-las.
Temos os seguintes processos:
Fixação: Imobiliza,mata, preserva e endurece as células, torna-as permeáveis aos corantes e produz uma ligação cruzada entre as suas macromoléculas permitindo que estas permaneçam estabilizadas.
Pós fixação e contrastação: utiliza soluções de sais de metais pesados,para melhor preservação das células aumentando o contraste das amostras quando serem observadas ao MET
Desidratação, Inclusão e microtomia: A desidratação e a inclusão em uma resina rígida evitam deformação no corte. Mas, sobretudo, a desidratação é muito importante porque na maioria dos microscópio eletrônico o material precisa estar no vácuo para interagir com o feixe de elétrons. Para isso, devem ser microtomadas (cortadas em fatias finas) depois de incluídas numa resina. As resinas adequadas para microscopia eletrônica não misturam com a água.
O Microscópio Eletrônico de Varredura utiliza um feixe de elétrons de pequeno diâmetro para explorar a superfície da amostra, varrendo a parte externa ponto a ponto. (A amostra é fixada,desidratada e coberta com uma camada fina de metal pesado e em seguida varrida por um feixe de elétrons.)é utilizado para estudar células inteiras, tecidos e superfícies de