Trabalho
Explique: Pelo trabalho o homem se autoproduz
Qual é a ideia comum nas diversas abordagens do conceito de alienação?
Qual é, segundo Marx, a origem da alienação do trabalho? Quais são as decorrências?
Em que consiste o taylorismo?
Respostas...
Desenvolvendo habilidades e imaginação; aprende a conhecer as forças da Natureza e a desafiá-las; conhece as próprias forças e limitações; relaciona-se com os companheiros e vice os afetos de toda relação; impõe-se uma disciplina. O homem não permanece o mesmo, pois o trabalho altera a visão que ele tem do mundo e de si mesmo.
Que o homem vende seu tempo por objetos que pensa necessitar e muitas vezes os objetos se tornam cada vez mais caros e acaba se tornando escravo dos seus desejos.
Segundo Marx a origem se encontra na divisão do trabalho, ou seja, a alienação do trabalho se dá quando a classe dominante possui os meios da produção e a classe dominada, não possuindo esse meios de produção se veem obrigados a vender sua força de trabalho para sobreviver. Com isso o trabalhar não tem domínio e conhecimento do que ele próprio produz. Isso ocorre muito nas fábricas onde, por exemplo, um trabalhador fica responsável apenas em passar a cola no tênis, enquanto mais na frente outro operário fica responsável por colocar o cadarço no tênis, no final o trabalhador não conseguiria o domínio de fabricar sozinho um produto.
Como decorrências podem citar a má distribuição da renda, a ideia de que os trabalhadores são uma engrenagem do sistema produtivo, passivos e desencorajados a tomar iniciativas e insegurança do trabalhador com relação a estabilidade em seu emprego, pois este pode ser facilmente trocado.
O trabalho é monitorado segundo o tempo de produção, cada individuo deve cumprir sua tarefa no menor tempo possível, sendo premiados aqueles que se sobressaem, isso provoca a exploração do proletário que tem que se desdobrar para cumprir o tempo cronometrado.