TRABALHO
Esta frase é a síntese do capitalismo. Um produto líder de mercado o é, porque a massa dos consumidores o adquire. Para que consiga se manter no topo, a marca sustenta, via publicidade e propaganda, a mídia, e esta, pelo massacre publicitário, acaba influenciando a massa consumidora.
Veja o que ocorre com os produtos da P&G. Suas marcas são líderes de venda em seus segmentos, e ela patrocina programas populares, como o Domingão do Faustão, e através da mídia eletrônica dominical, controla os consumidores, que acreditam que creme dental só existe o Oral B.
"A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa", de George Orwell, autor de clássicos da literatura mundial, dentre eles 1984, que mais do que um romance futurista é uma contundente denúncia dos regimes totalitários de direita e de esquerda, de sua época (1949), onde existe a figura onipresente do Grande Irmão que tudo vê tudo sabe, tudo controla, e que inspirou até mesmo os realitys shows.
A mídia é tida, formalmente, como “Qualquer suporte de difusão de informações (rádio, televisão, imprensa escrita, livro, computador, videocassete, satélite de comunicações etc.) que constitua simultaneamente um meio de expressão e um intermediário capaz de transmitir uma mensagem a um grupo; meios de comunicação, comunicação de massa” (dicionário Aurélio), e é inegável sua importância no contexto social global, pautado pela necessidade de agilidade e praticidade em suas relações e também para a efetivação de uma real democracia, onde a liberdade de expressão é um dos pilares que sustentam o Estado.
A mídia assume por muito tempo o papel de moldar (mesmo que de forma indireta e imperceptível) as formas da sociedade, deliberando sobre padrões de beleza, comportamento, tendências a serem seguidas, pessoas a serem idolatradas, enfim, pode-se dizer que a mídia assume o papel de dizer e traçar as