trabalho
2.1 Produto
A origem dos calçados veio a partir da necessidade de proteção aos pés. Possivelmente, os primeiros modelos de calçado criado na história foram às sandálias rasteiras, que se justificam por darem mais liberdade aos pés. Cada civilização antiga possuía seu próprio modelo de sandália, basicamente constituída por uma sola rígida que era presa aos pés com tiras de fibra de papiro, couro ou tecidos O’KEEFFE (1996).
No Brasil a partir de 1808, o calçado passou a fazer parte da vestimenta, e a sandália de borracha passou a representar historicamente o Brasil, com a marca Alpargatas de São Paulo, conhecida como Sandálias Havaianas inspirada na sandália japonesa Zori. Foi à primeira marca a introduzir com um conceito de chinelo no Brasil, pois proporcionava um modelo que deixava os pés livres e descobertos e a textura do seu solado de borracha reproduz grãos de arroz em homenagem a Zori.
O produto é um composto de resina, borracha e alguns componentes químicos que á elevados níveis de temperatura e pressão se obtém a placa de borracha que depois de cortada origina-se a sandália de borracha, popularmente conhecida como sandália tipo havaiana. A sandália de borracha tem como finalidade única calçar, e tem como consumidores todas as classes sociais de diferentes faixas etárias. Por apresentar o uso amplo e diversificado, as sandálias de dedo são consumidas com uma alta frequência. Segundo estudo feito pelas havaianas, detentora de maior parte do mercado, em cada três brasileiros dois calçam sandálias havaianas.
A indústria ira trabalhar com cinco cores básicas, branca, azul, vermelha, verde e preto. O produto originário da borracha não é perecível, mas diante das condições de uso, variação de tempo e clima a sua durabilidade pode estender ou diminuir. A fabricação da sandália se da primeiramente pela produção da borracha sintética que é obtida através da polimerização de diversos monômeros (Carbonato, Eva, Borracha, Azodicarbonoamida,