Trabalho
Espécie – é o conjunto de indivíduos semelhantes (estruturalmente, funcionalmente e bioquimicamente) que se reproduzem naturalmente, originando descendentes férteis.
População – Indivíduos de uma mesma espécie que vivem em determinada região formam uma população.
Comunidade – é o conjunto de populações de diversas espécies que habitam uma mesma região num determinado período.
Ecossistema – Um ambiente/local onde organismos vivos (macro e microorganismos) interagem entre si e com os componentes não vivos (ar, água, minerais) do ambiente/local de maneira integrada, formando um sistema – o Ecossitema.
Qualquer unidade que abranja todos os organismos que funcionam em conjunto (comunidade biótica) numa dada área, interagindo com seu ambiente físico de tal forma que seu fluxo de energia produza estruturas bióticas claramente definidas e uma ciclagem de materiais entre partes vivas e não vivas (Odum, 1985).
Nicho – O nicho é um conjunto de condições em que o indivíduo (ou uma população) vive e se reproduz. Pode se dizer ainda que o nicho é o "modo de vida" de um organismo na natureza. E esse modo de vida inclui tanto os fatores físicos - como a umidade, a temperatura, etc - quanto os fatores biológicos - como o alimento e os seres que se alimentam desse indivíduo.
Hipótese de Gaia – A hipótese Gaia, também denominada como hipótese biogeoquímica,1 é hipótese controversa em ecologia profunda que propõe que a biosfera e os componentes físicos da Terra (atmosfera, criosfera, hidrosfera e litosfera) são intimamente integrados de modo a formar um complexo sistema interagente que mantêm as condições climáticas e biogeoquímicas preferivelmente em homeostase.
“Os organismos individuais não somente se adaptam ao ambiente fisico, mas, através da sua ação conjunta nos ecossistemas, também adaptam o ambiente geoquímico segundo as suas necessidades biológicas. Desta forma,as comunidades de organismos e seus ambientes de entrada e saída desenvolve-se em conjunto,