trabalho
Recuperação Paralela do 3º bimestre/Ciências
Trabalho de Ciências
Nome: Matheus do Nascimento Xavier
Profº: Wilza Mara
data 15/09/2014
Pag 122
1-) De que local os materiais que aparecem nas fotografias acima podem ter sido extraídos? São encontradas em Cavernas, Grutas e em jazidas minerais.
2-) Você acha que esses objetos têm alguma semelhança com os materiais de que são formados? Sim.
3-) Na sua opinião, há quantidades iguais desses materiais espalhados por todo o planeta ou não? Expliquem. Não pois varia a quantidade de um lugar para o outro .
4-) Por que o ouro é considerado mais valioso que o paralelepípedo? Porque o ouro é mais raro de achar. Pag 124, Pag 125 e 126
Tipos de RochasExistem diferentes tipos de rochas, que diferem entre si em cores e texturas.A litosfera é composta de rochas de diferentes idades de origens, as quais podem ser classificadas de várias maneiras. Um dos modelos de classificação consiste separá-las de acordo com processo pelo qual foram formadas. Nesse sistema, há as rochas magmáticas ( ou ígneas) são formadas pela lava vulcânica resfriada e solidificada. Ao entrar em contato com temperaturas mais baixas, a lava se resfria e se transforma em rocha.
O modo como o magma se desloca em direção a costa terrestre , bem como a velocidades que se resfria, determinam sua composição e suas características, como o tamanho dos grânulos, os formatos dos cristais, o conteúdo mineral e a coloração.O termo rocha ígnea refere-se á sua origem vulcânica e significa “rocha de fogo”. O granito, muito encontrado no Brasil, constitui um tipo de rocha ígnea. Outros exemplos são o gabro e o diorito.
As rochas ígneas sofrem erosão pelo efeito do vento e da água. A erosão é um processo de desgaste que gera fragmentos (ou sedimentos), os quais são carregados e acabam sendo depositados em regiões mais baixas do terreno. Ao longo do tempo, camadas vão se se sobrepondo umas