trabalho
leis O termo ergonomia data de 1949, quando foi criada a primeira sociedade ergonômica, que congregava psicólogos, engenheiros e fisiologistas preocupados com a adaptação do trabalho ao homem.
= Seleção de pessoal
=Ergonomia
Numa orientação multidisciplinar, com diferentes profissionais reunidos para aproveitar os recursos humanos, trabalha-se assim:
Engenheiros: orientam-se por uma perspectiva de aperfeiçoamento e rendimento do homem no trabalho.
Físicos e fisiólogos: estudam o homem em atividade para entender seu desempenho físico e fisiológico.
Médicos: pesquisam a higiene do trabalho, isto é a prevenção de acidentes e a proteção da saúde, bem como criam condições para isto.
Psicólogos: estudam o comportamento do homem no trabalho.
Necessidade da Ergonomia As máquinas complexas e a sua utilização, o aumento da velocidade dos carros e aviões, a utilização de sofisticados aparelhos eletrônicos e computadores, o problema do ruído, da vibração, as condições térmicas do ambiente de trabalho, os trabalhos em série têm levado o trabalhador rapidamente á fadiga, aos acidentes, ao baixo rendimento, às neuroses profissionais e às doenças psicossomáticas. Procurou-se estudar a adaptação do trabalho ao homem.
O que faz a Ergonomia Reúne conhecimentos relativos ao homem e necessários á concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com máximo de conforto, segurança e eficiência ao trabalhador.
A ergonomia trabalha essencialmente com duas ciências: a Psicologia e a Fisiologia, buscando também o auxílio na Antropologia e na Sociologia. A ergonomia, entre outros assuntos procura estudar:
As características materiais do trabalho, como o peso dos instrumentos, a resistência dos comandos, a dimensão do posto de trabalho.
O meio ambiente físico (o ruído, iluminação,