Capoeira
História da Capoeira
▪ História
▪ Características
A história da Capoeira começa no século XVI , na época em que o
Brasil era colônia de Portugal.
Muitos destes escravos vinham da região de Angola , também colônia portuguesa. Os angolanos , na África, faziam muitas danças ao som de musicas.
A prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas e tinha como função principal à manutenção da cultura, o alivio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física .
Os senhores do engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo,os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas , adaptando a um tipo de luta.
Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros.
O estilo mais antigo , criado na época da escravidão é a capoeira de angola. O estilo regional caracteriza-se pela mistura de malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos , ao som do berimbau .
A Capoeira Regional foi criada entre o final da década de
1920 e início da de 1930 por Manuel dos Reis Machado, o
Bimba.
Já o terceiro tipo de capoeira é o contemporâneo , que une um pouco dos dois primeiros estilos . Este ultimo estilo de capoeira é o mais praticado na atualidade .
Capoeira na Bahia
A capoeira regional foi criada por Mestre Bimba (Manuel dos Reis Machado,
1899-1974)
Bimba criou sequências de ensino e metodizou o ensino de capoeira.
Inicialmente, Bimba chamou sua capoeira de "Luta regional baiana", de onde surgiu o nome regional.
Manoel dos Reis Machado, conhecido por ser um habilidoso lutador nos ringues, e inclusive, ser um exímio praticante da capoeira Angola, procurou fazer com que a capoeira tivesse uma maior força como luta e fez isto incorporando a ela novos golpes. Um fato que é conhecido, é de que Bimba teria incorporado golpes do Batuque, uma luta já extinta, que era rica em
golpes