Trabalho
FACULDADE DE ENGENHARIA DE RESENDE ENGENHARIA CIVIL _ TURMA F
CONDIÇÃO DE EQUILÍBRIO DE UM MÓVEL SOBRE UMA RAMPA – FUNÇÃO DO PLANO INCLINADO COMO MÁQUINA SIMPLES.
ROTEIRO 05
Gaudino Josias 21277144
Priscila Pinto de Souza 21277120
Thiago Máximo Rezende 21277129
Vinícius Martins Pires de Sousa 21277140
14/08/2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O plano inclinado é uma superfície plana, rígida, inclinada em relação à horizontal, que serve para multiplicar força, constituindo, portanto, uma máquina simples. Antigamente os egípcios o utilizavam no modo de uma rampa para levarem os blocos para o os topos das pirâmides. Mas isso ainda é um mistério, porque as rampas teriam que ser muito compridas para que fosse possível os egípcios transportarem esses blocos até o topo da pirâmide. As tábuas que se apoiam no solo por uma de suas extremidades e num caminhão pela outra, sobre a qual operários empurram 'cargas', também são exemplos de planos inclinados.
A vantagem mecânica de uma máquina simples é a ‘economia' de força proporcionada pela máquina, isto é, o número pela qual a força aplicada pelo operador está sendo multiplicada. No entanto, o plano inclinado permite que o mesmo trabalho seja realizado aplicando-se uma força menor por uma distância maior.
Ao mover um objeto sobre um plano inclinado em vez de movê-lo sobre um plano completamente vertical, o total de força F a ser aplicada é reduzido, ao custo de um aumento na distância pela qual o objeto tem de ser deslocado.
Em resumo, o plano inclinado permite uma troca força x distância que é conveniente nas suas aplicações.
OBJETIVO
Realizar o conhecimento dos efeitos da força motora Px e sua equilibrante (tensão, atrito, etc.);