Trabalho
Professor Daniel Alves
NOÇÕES DE SOCIOLOGIA DO TRABALHO
INTRODUÇÃO
O que é 'trabalho'? Se respondemos que 'trabalho' é toda "atividade desenvolvida com a finalidade de atender às necessidades humanas", vislumbramos o largo campo de abrangência de tal conceito: as necessidades humanas são as mais variadas e o esforço de atender a elas acompanha o homem como uma maldição ("comer o pão com o suor do rosto"!) ou como uma bênção ("o trabalho dignifica e enobrece o homem!").
Decorre daí que o trabalho pode ser objeto de estudo de várias ciências, e particularmente as ciências humanas - antropologia, história, sociologia, direito, economia (para quem o trabalho é um dos fatores de produção, ao lado do capital e da matéria-prima), psicologia, a ciência política, por exemplo não podem deixar de considerar o trabalho humano no âmbito de suas investigações. E vamos mais adiante para afirmar que a complexidade do fenômeno exige abordagem interdisciplinar, se pretende chegar a algum resultado.
Neste sentido é a sociologia do trabalho que pretende uma visão mais ampla da questão; "Toda e qualquer coletividade de trabalho que apresente traços mínimos de estabilidade (...) pode ser objeto de estudos para a sociologia do trabalho: assim uma empresa industrial como um navio transatlântico ou um barco de pesca, tanto uma grande propriedade em que se pratica a agricultura intensiva quanto uma fazendo em que trabalham alguns empregados com a família do fazendeiro, não só uma grande loja popular, mas também uma lojinha que emprega alguns vendedores, uma oficina de artesão e uma repartição municipal, a tripulação de um avião, que se reveza a intervalos regulares numa linha de navegação aérea ..." (FRIEDMANN - 81, p. 37)
(Destas considerações já podemos concluir que a regulação do trabalho, através de normas jurídicas, esbarra em sérias dificuldades de ordem prática: como estabelecer normas, genéricas e abstraías, que se apliquem a gamas tão