Trabalho
Cunningham, onde apresentaram cinco pequenos padrões de projeto para a criação de janelas utilizando a linguagem orientada a objetos Smalltalk.
Pimentel (2010), mostra que em geral os padrões de projeto podem ser classificados em três diferentes tipos:
• Padrões de criação: abstraem o processo de criação de objetos a partir da instanciação de classes. • Padrões estruturais: tratam da forma como classes e objetos estão organizados para a formação de estruturas maiores.
• Padrões comportamentais: preocupam-se com algoritmos e a atribuição de responsabilidade. Os padrões de projetos passaram a ser amplamente conhecidos mundialmente com a popularização da linguagem C++, Java e posteriormente as linguagens da tecnologia ponto net e
Ruby. Normalmente os padrões de projeto são aplicados na busca pela melhoria na qualidade de software, reuso, redução de custos e facilidade na manutenção do código.
Partindo do princípio que padrões propõem soluções para problemas de design, a seguir serão apresentados três problemas de design em projetos orientados a objetos e posteriormente suas respectivas soluções.
3 PROBLEMAS COMUNS DE ARQUITETURA
1. Serviço para conexão com banco de dados:
Considerando um caso de um objeto ou unidade que trata de conexão com o banco de dados, normalmente um método se faz responsável por iniciar a conexão com o SGDB, permitindo então que uma transação, uma consulta ou uma chamada de função seja executada. Uma solução seria acessar o SGDB iniciando uma conexão para cada operação,