Sindrome de addisson
Doença caracterizada pela produção insuficiente dos hormônios da glândula supra-renal ou adrenal que apresenta um quadro clínico bastante característico descrito por um médico inglês chamado Thomas Addisson, em 1849, motivo pelo qual leva o seu nome até os dias atuais.
Pode ser provocada por múltiplas causas, sendo as principais a doença auto-imune (Adrenalite auto-imune), as doenças infecciosas granulomatosas como a tuberculose e a blastomicose e as doenças neoplásicas. Em pacientes imunodeprimidos, como os portadores de HIV (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), e também pode ser devido a infecções por citomegalovírus e fungos.
ASPECTOS HORMONAIS E CAUSAS
Sinônimos: Insuficiência Adrenal Primária, Insuficiência da Supra-Renal, Insuficiência Adreconortical.
A Síndrome de Addisson (Insuficiência Adreconortical) ocorre quando as glândulas adrenais hipoativas (glândulas localizadas acima do rim) produzem quantidades insuficientes de Corticosteróides. A Síndrome de Addisson afeta aproximadamente 4 em 100.000 indivíduos. Ela pode manifestar-se em qualquer idade e afeta igualmente ambos os sexos. Em 30% dos casos as adrenais são destruídas por um tipo de câncer (amiloidose), por uma infecção (tuberculose) ou por outra doença não identificável. Nos 70% restantes, a sua causa não é conhecida, mas o cientistas suspeitam fortemente que as adrenais sejam destruídas por uma reação auto-imune. (ver imagem da localização das adrenais)
As adrenais também são suprimidas em indivíduos que utilizam corticosteróides (Prednisona). Comumente, a dose dos corticosteróides é reduzida lentamente antes de seu uso ser interrompido totalmente.
Quando o corticosteróide é interrompido abruptamente após ter sido utilizado durante um mês ou mais, as adrenais podem ser incapazes de produzir corticosteróides em quantidade suficiente durante várias semanas ou meses, dependendo da dose utilizada e da duração do tratamento.
Quando existe uma falta de