Trabalho
Técnico em Segurança do Trabalho
Legislação Aplicada a Saúde Ocupacional
Professor Pesquisador: Artur Cavalcanti de Paiva
Professora do pólo:
Willa Paula Rodrigues
Bom Conselho – PE, 24 de outubro de 2013
Com toda certeza a atual característica para as causas fundamentais de acidentes do trabalho é o dano produzido nas estruturas ou órgãos dos trabalhadores pelas suas atividades em que mobiliza todas as suas forças, físicas e/ou mental, para atingir um fim. Ocorrendo assim acidentes e doenças do trabalho, por farias repetições no seu dia-a-dia no trabalho.
Hoje em dia o trabalhador esta muito mais protegido comparado ao passado com o Programa de Controle Medico e Saúde Ocupacional (PCMSO). Ele da sequência muito além do exame admissional feito para a contratação de um trabalhador. Com o PCMSO nas empresas a redução dos acidentes e controle da saúde do trabalhador ira aumentar cada vez mais, o programa exige que o médico do trabalho conheça a empresa em um todo, depois identifica os riscos presentes em cada área, para que depois venham ser feitos exames específicos para acabar com problemas devido ao trabalho.
Muitas empresas ainda não adquiriram a este programa o PCMSO, porque elas acham que vai ser um gasto a mais, ai é que essas empresas se enganam porque cada investimento para o termo higiene, segurança e medicina do trabalho é sempre lucrativo. Com a prevenção dos riscos causados em cada área de trabalho não vai haver penalidades como: multas, indenização ou até mesmo interromper o funcionamento da empresa.
A função de um técnico em segurança do trabalho em uma empresa é muito importante, pois é ele também junto ao médico do trabalho que vai identificar os riscos dessa empresa, exigido assim da empresa pelo o qual ele ta responsável os equipamentos que protege o empregado de qualquer tipo de acidente, são eles: botas, capacetes, cinto de segurança, trava queda, óculos de