Trabalho
2.5 Técnicas da manutenção preditiva
Nepomuceno (1989) comenta que a manutenção preditiva tem por finalidade estabelecer quais parâmetros devem ser escolhidos em cada tipo de equipamento, em função das informações que as alterações de tais parâmetros revelam sobre o estado mecânico de um determinado componente.
Ainda de acordo com Nepomuceno (1989) as principais ferramentas técnicas de preditiva se baseiam em realizar um acompanhamento do equipamento através de alguns parâmetros. De acordo com (Kardec e Nascif, 2009), a manutenção preditiva é aquela que indica a necessidade de intervenção com base no estado do equipamento através de uma avaliação com medição, monitoração de parâmetros ou acompanhamento.
Ainda conforme os autores para a realização do acompanhamento e monitoração do equipamento é utilizado métodos como: análise de vibração, liquido penetrante análise de óleo, inspeções sensitivas, ultrassom, analise termográfica.
A combinação destas técnicas de monitoramento e de análise oferece os meios de controle direto de todos os equipamentos e sistemas críticos em uma fábrica. Para este trabalho será utilizado a técnica da análise termográfica, visando tendência de reduzir os custos da manutenção.
2.5.1 Análise de vibração
O ensaio de Análise de Vibrações é um método muito valioso, pois a identificação das falhas no monitoramento de máquinas e motores é feito por medições eletrônicas das vibrações, não percebidas pelo ouvido humano, eliminando assim a subjetividade do ensaio (INFRARED SERVICE, 2007).
Segundo Kardec e Nascif (2009) a maior ênfase de acompanhamento da vibração está concentrada nos equipamentos rotativos, para quais tanto a metodologia de análise quanto os instrumentos e aparelhos, além de softwares de apoio e sistemas especialistas, se encontram num estágio bastante avançado. Segundo Maciel et al (2005), a manutenção preditiva baseada em análise de vibrações indica, através do acompanhamento do nível