CP1 - Trabalho Liberdade e Responsabilidade Democráticas
Podem Mudar o Mundo!
Malala Yousafzai
Escola Europeia Estética Sintra/Estoril – 2013 - 2014
Neusa Cristina Gonçalves Pinto Reis
Ocupação: Activista das crianças, Activista dos direitos das mulheres.
A 12 de Julho de 1997, Malala Yousafzai nasceu na localidade de Migora, no Paquistão localizado na região do Vale Swat. Nos primeiros anos da sua vida, a sua cidade natal ficou conhecida por ser muito publicitada a nivel turistico e ficou conhecida pelos seus festivais de Verão.
Entretanto, o ambiente começou a alterar quando os Taliban começaram a tomar conta da cidade.
Malala começou a frequentar a escola que o seu Pai, Ziauddin Yousafzai, fundou. Depois, os Taliban começaram a atacar as escolas femininas e a proibir que as crianças do sexo feminino fossem à escola, negando-lhes o direito à educação. Malala discursou entretanto, em Peshawar, no Paquistão, em Setembro de 2008, fazendo-lhes frente. O título do seu discurso foi “ Como ousam os Taliban pensarem sequer retirarem-me o direito básico à educacão”?
Em meados de 2009 com 11 anos, Malala iniciou um blog para a BBC sobre como viver sob as ameaças dos Taliban que lhe negavam o direito a uma educação, e para esconder a sua identidade, ela usou o pseudónimo de Gul Makai. Entretanto, em Dezembro desse ano ela foi descoberta como sendo blogger da BBC.
Com uma crescente e pública plataforma, Malala continuou a levantar a sua voz sobre o seu direito, e de todas as mulheres á educação. O seu activismo resultou na nomeação para o International Peace Prize em 2011. No mesmo ano, ela foi galardoada pelo Prémio da Paz e Juventude Nacional do Paquistão.
Com a idade de 14 anos, Malala e a sua família perceberam que os Taliban lançaram uma ameaça de morte sobre ela. Malala estava preocupada e assustada pela segurança do seu pai “um activista anti-Taliban” – ela e a sua família inicialmente sentiram que o grupo fundamentalista não agiriam e fariam mal a