Trabalho
Partindo-se do pressuposto de que as escolas de gestão são, geralmente, organizadas de acordo com as maiores funções de gestão encontradas nas empresas, quais sejam, finanças, marketing, tecnologia da informação e gestão de recursos humanos, e, considerando-se a necessidade de uma constante gestão da mudança, entendida esta com a função que proporciona a melhor adaptação da empresa ao cenário em que está inserida, de modo a alcançar o sucesso, passa-se a analisar as implicações de cada uma dessas funções na gestão de um escritório de advocacia voltado à prestação de serviços jurídicos para empresas.
Em primeiro lugar, necessário definir-se qual o foco principal da atividade a que a empresa se destina para que se possam delimitar quais os caminhos a serem seguidos e as ações que devem ser tomadas.
O foco da atividade é a prestação de serviços jurídicos a empresas do sistema financeiro (bancos, seguradoras, empresas de securitização de crédito), bem como de empresas do ramo de varejo (empresas de eletrodomésticos) e empresas de telecomunicações.
Em comum têm essas empresas uma constante necessidade de resultados imediatos e quantificáveis a curto prazo, além de sua projeção ao longo do tempo.
Desse modo, tem-se que, uma das primeiras constatações ou premissas que surge, é justamente a da preocupação com o atendimento destas perspectivas dos clientes envolvidos, de modo a focar-se toda a gestão do escritório jurídico na necessidade de proporcionar à estas empresas um resultado quantificado e/ou quantificável.
Neste ponto deve haver, em primeiro lugar, a correta utilização das ferramentas de marketing, de modo a levantar todas as características e necessidades dos clientes para que, havendo uma integração entre as empresas (escritório e cliente/produtor e consumidor), fique mais fácil a identificação da melhor forma de se atingir o resultado esperado pelo cliente.
Nesse processo, é de