trabalho
TEMA: As leis de Newton para os movimentos
Manaus – Am.
ALUNO: ANDERSON AMORIM N.º: 51
Trabalho solicitado pela professora Mona lisa para obtenção 9º nota do 3º bimestre.
Manaus – Am.
SUMÁRIO
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
ANEXOS DE IMAGENS
INTRODUÇÃO
Conceito primitivo de força
Um conceito primitivo de qualquer coisa é primeira ideia que uma pessoa pensa sobre aquele assunto. Em física, qual seria o conceito primitivo para força?
Se você perguntar a um pipoqueiro o que é uma força, ele vai responder que é empurrar ou puxar o carrinho de pipoca. Se perguntar para um boxeador, ele vai responder que é bater ou apanhar.
Quando empurramos (ou puxamos) um corpo, estamos experimentando a primeira ideia para força. Intuitivamente, força é um puxão ou um empurrão.
Pense no boxeador. Quando ele atinge o rosto do adversário, isto pode provocar uma deformação no rosto do oponente. Este pode ser o conceito estático para força, isto é, força é o agente capaz de produzir deformação em um corpo.
Um conceito muito importante é o conceito dinâmico para força. Coloque uma pequena borracha na beirada de uma mesa e aplique sobre uma força, isto é, empurre a borracha com bastante força. O que você observa?
A borracha que estava em repouso vai entrar em movimento, isto é, quando você aplicou uma força sobre o corpo o vetor velocidade dele variou.
Podemos, desse modo, dizer que:
Força é o agente capaz de alterar o vetor velocidade de um corpo.
Imagine que um jogador vai bater um pênalti em uma partida de futebol e que o goleiro vai defender a penalidade. Nesta situação, podemos imaginar pelo menos duas forças atuando. A primeira seria o jogador aplicando uma força sobre a bola (chutando a bola), fazendo com que a sua velocidade varie. A segunda seria o goleiro defendendo o arremesso e