trabalho
A) A fragmentação do trabalho levou ao desenvolvimento de relações de solidariedade entre os proletários, diminuindo a possibilidade de conflitos.
B) Para o autor, os conflitos na sociedade capitalista estavam ligados aos desentendimentos provocados pela reforma protestante, que colocou em questão os valores do catolicismo.
C) Há uma contradição entre trabalhadores e burguesia, inerente ao próprio sistema capitalista, já que os primeiros foram expropriados de seus meios materiais de subsistência.
D) Há uma contradição entre trabalhadores e burguesia, em que os primeiros apresentavam, no século XIX, possibilidade concreta de recuperar os meios de produção, fortalecendo-se enquanto classe social.
E) Há uma contradição entre trabalho e capital, fundamentada pela crescente tomada dos meios de produção por parte da classe operária.
Questão 2: Observe alguns artigos da Declaração dos Direitos do Homem e do cidadão (França, 26/08/1789):
“Art.1 - Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos. As distinções sociais não podem ser fundadas senão na utilidade comum.”
“Art. 2-0 fim de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Estes direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão."
“Art. 3-0 princípio de toda soberania reside essencialmente na nação. Nenhum corpo, nenhum indivíduo pode exercer autoridade que dela não emane expressamente.”
As ideias acima mostram que as Revoluções Burguesas representaram uma ruptura em relação:
A) À ordem econômica, particularmente às antigas formas de trabalho baseadas na produção artesanal, embora as práticas culturais e políticas medievais não tenham sofrido alterações.
B) Às ordens