Trabalho
Vivemos em uma sociedade em que comunicação é o bem mais precioso que circula e é impreterivelmente importante para o sucesso ou fracasso pessoal e profissional do individuo. Atualmente quem não se comunica bem é lançado fora de grandes oportunidades de crescimento profissional.
Sempre é ressaltado o uso da comunicação como forma de melhorar a eficiência interna e a imagem da organização perante seus públicos de interesse; além de outros tantos aspectos positivos quando a comunicação é bem desenvolvida, trabalhada e usada.
Comunicação é uma competência que pode ajudar na melhoria da eficiência organizacional, e assim colaborar com a eficácia do alcance de resultados.
Podemos destacar algumas atitudes que ajudam a melhorar o ambiente de trabalho, e assim promover maior integração e motivação com o pessoal. São elas: quando for chamar a atenção de alguém, faça de modo reservado, e justifique o motivo e descreva o que ocorreu se preciso; ser humilde e pedir desculpas quando for necessário não demonstra fraqueza, mas sim cortesia e respeito; se receber alguma informação errada, procure esclarecer sem causar constrangimentos; se o clima ficar tenso, procure aliviar a tensão sem elevar o tom de voz e não deixe o clima desagradável aumentar.
Medidas simples, e com baixo custo, como essas são fortes candidatas a tornar o ambiente motivador, pois envolvem as pessoas e faz com que elas sintam-se parte integrante de um propósito maior; gerando envolvimento, comprometimento e motivação. Outra forma de agregar valor é investir no desenvolvimento e crescimento profissional, incentivando os colaboradores à qualificação, ao treinamento. Ao perceberem que a organização acredita no seu potencial e na sua importância no atingimento das metas, a autoestima e a vontade de “fazer melhor” eleva-se, produzindo retornos maiores e mais