trabalho
Prof. Julio Konevalick
Os objetivos desta atividade são desenvolver conhecimentos básicos de economia e mercado e matemática financeira, incentivando o aluno a acompanhar o noticiário econômico para tomar sempre a melhor decisão na hora de solicitar crédito e/ou aplicar seus recursos financeiros.
(Atividade em grupo) Por causa da atual crise na União Europeia, empresas desse bloco econômico investiram cerca de US$ 23,4 bilhões no Brasil de janeiro a julho de 2011. Esse valor representa, praticamente, três vezes o valor investido no mesmo período anterior (2010). A que você atribui esse fluxo de investimento estrangeiro direto focando o nosso país? Qual é a influência direta desse “Tsunami” de divisas internacionais no país?
Justifique sua resposta.
A economia brasileira é uma das que mais cresce na América do Sul e a que mais recebe investimentos diretos. A cada dia, é maior o numero de negócios com o Brasil. Segundo o IFC – Internacional Finance Corporation, o País será uma das três maiores plataformas exportadoras do mundo nos primeiros 15 anos do século 21.
O dólar barato ajuda a aprofundar o buraco nas contas externas com isso o aumento das importações. Gastos de brasileiros no exterior e remessa de lucro de multinacionais para matrizes.
Investir aqui sempre foi rentável, e a segurança é grande. Esse “Tsunami” é influencia de divisas nos pais é a valorização do real frente ao dólar. pois passou a ter muito dólar para pouco real, essa valorização faz com que as importações sejam favorecidas em relação as exportações.
As empresas europeias desempenham um papel fundamental para a industrialização do Brasil e são, ainda hoje, responsáveis pelos maiores investimentos no pais.
No ano de 2011 mais de 10 setores receberam investimentos europeus.
Energia elétrica comercio varejista, produtos alimentícios, extração mineral, metalurgia, petróleo e gás, minerais não metálicos e outros.
Devido à crise