Trabalho
O Estado do Paraná possui a 4ª melhor infra-estrutura aeroportuária do país. Conta atualmente com 40 aeroportos públicos, sendo 36 asfaltados, 18 com operação noturna, oito trabalham utilizando instrumentos e cinco têm linhas aéreas regulares.
Dos 40 aeroportos públicos, 36 são administrados pelas respectivas prefeituras municipais, por meio de convênio com a Autoridade Aeronáutica e com a interveniência da Secretaria de Transportes do Estado do Paraná (SETR) e quatro - Afonso Pena, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu - são operados pela Infraero, também por meio de convênio com a Aeronáutica.
Além disso, há também 60 aeródromos privados, sendo que oito asfaltados.
O Governo do Estado, através da SETR, participa e coordena a melhoria desta infra-estrutura aeroportuária, por meio de convênios com os municípios e a Autoridade Aeronáutica, ou por ação direta do departamento Hidro-Aero-Ferroviário da SETR.
As intervenções coordenadas pela Secretaria dos Transportes buscam a melhoria e conservação dos aeroportos para que estes cumpram as exigências da Autoridade Aeronáutica. Entre os trabalhos executados estão: a implantação de sinalização luminosa, a instalação de equipamentos de proteção ao vôo, a pintura de sinalização horizontal, o rejuvenescimento e o recapeamento dos pavimentos.
Somados a isso há também o suporte para a execução de projetos de engenharia, de assessoria técnica e o auxílio às entidades públicas ou privadas no entendimento com a Aeronáutica.
Aeroporto Internacional Afonso Pena
A Região Metropolitana de Curitiba é formada por 26 Municípios, com índice de crescimento entre os maiores do País. O Município de São José dos Pinhais, sede do Aeroporto Internacional Afonso Pena, é o maior da região depois da capital, com uma área de 952,86 Km² e uma população de cerca de 200 mil habitantes, sendo 70% na área urbana.
Situado a 75 Km do Porto de Paranaguá, 78 Km do Porto